Escolha uma Página

A Cordilheira dos Andes no Chile!

A imponente Cordilheira dos Andes no Chile

Antes começar a ler, recomendamos colocar play na música “Aguila Sideral” de Los Jaivas!

Embaixo dessa densa capa de neve que a cada inverno completa a uniformidade da paisagem da Cordilheira dos Andes no Chile, segue palpitando, mais vivo que nunca, seu o coração. É necessário lembrar, sobretudo para aqueles que somente conhecem a Cordilheira dos Andes nevada, que esse conjunto de montanhas tão extenso e variado como a história da América Latina, e que o seu sangue continua fluindo ainda quando não o vemos.

Cordilheira ou Cordilheiras dos Andes?

A Cordilheira (palavra no singular) dos Andes no Chile é muito mais do que a majestosidade dos cumes nevados, ou as mega infraestruturas dos Centros de Ski. A Cordilheira dos Andes é os tropeiros anônimos que arrastam manadas de animais pela madrugada, o céu aberto pleno e estrelado mais brilhante desse lado do mundo, é o caminho áspero e cheio de poeira que dá lugar para que se abram pequenas veias de água limpa que fluem, e que voltam a povoar a alma de quem transita sobre ela. Poderíamos ficar dias inteiros falando sobre a Cordilheira dos Andes, porque em cada subida o nosso coração tem aprendido esse idioma silencioso que a natureza impõe para voltar a nos educar no rigor e respeito. Respeito ao trabalho monumental que ela mesma desenvolve, quando com suas próprias mãos abre a terra para extrair dela essas rochas imponentes, quando ara, no meio de um mundo cheio de caos, caminhos silenciosos, onde o homem nunca esteve.

O respeito que a Cordilheira dos Andes no Chile nos inspira

Por isso, quando o homem ingressa na Cordilheira dos Andes no Chile deve fazê-lo em silêncio, abaixar a cabeça e reinstalar na alma tudo aquilo que perdeu na agitação da vida cotidiana, justo quando pensa que está ganhando o que sonhou em ter. Porque quem conhece essa cordilheira cheia de pó e espinhos, incalculável, sabe que de alguma misteriosa maneira ali reencontramos algo apreciado e perdido, como se a natureza tivesse deixado ali sabendo que em algum momento voltaríamos por ele. Nenhum homem ou mulher sai de lá como chegou. A Cordilheira dos Andes restitui em nós a nossa origem, essa criança que fomos e que se maravilha com as ondas do mar ou com o som do fogo. A Cordilheira dos Andes devolve uma versão de nós que achávamos perdida, uma criança, que tinha deixado de se maravilhar.

Essa pequena pausa foi escrita especialmente para quem acha que a Cordilheira dos Andes somente existe na sua fria brancura. É um convite para redescobrir uma paisagem que se completa somente quando fechamos os olhos e respiramos a nós mesmos, lentamente, e nos reconhecemos como seres no mundo, vivos e assombrados pela paisagem de cânion do Cajón del Maipo, submerso em águas termais que a profundidade da terra faz emergir morna e curadora; nas famosas Termas del Plomo ou nos Baños de Colina; ou perplexos e intermináveis ante as águas do Embalse el Yeso, com uma cor azul que ficará na sua alma por toda a vida.

Os mais sábios dizem que cada montanha é um avô. Que cada montanha é uma oração, que ao ser reflexionado é repetido em voz baixa pelo vento. Nós diríamos, depois de alguns anos percorrendo por ela, que cada montanha é a si mesma, é a história que viveu, é o lugar onde nasceu, a mãe, o pai, o irmão. Por isso também acreditamos que subir a Cordilheira dos Andes no Chile não é conhecer um lugar alheio.

Subir a Cordilheira dos Andes é simplesmente voltar a um lugar que desde muitos anos já nos estava esperando.

Últimos posts

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens populares

Revise as últimas novidades que temos para vocês

 

Guia Completo de Vestimenta para Passeios na Neve no Chile: Dicas Essenciais para uma Experiência Confortável e Segura

Explorar a beleza das paisagens cobertas de neve no Chile pode ser uma experiência incrível, mas para aproveitar ao máximo, é essencial se vestir adequadamente. Neste guia completo, vamos compartilhar dicas valiosas sobre como se vestir para passeios na neve no Chile,...

Como usar seu celular no Chile?

Como usar seu celular no Chile: chip local ou roaming?   Um tema fundamental na hora de viajar é o de como resolver a questão da falta de comunicação. O nosso celular deixa de funcionar fora da área de cobertura  do nosso país e precisamos dele não só para saber...

As empanadas chilenas

Empanada chilena: o alimento que faz parte da história do povo chileno!   Não há dúvidas de que o inverno seja uma dessas estações onde nosso corpo pede todo o amor de uma saborosa e suculenta comida, como se tratasse de nos convencer de que, subindo alguns...

Roteiro Chile Inverno 2024!

Roteiro Chile Inverno 2024: Se você está vindo para Santiago do Chile neste inverno, anote os seguintes passeios que não poderá deixar de fazer!   Se você planeja esquiar e desfrutar da neve no inverno de 2024, de acordo ao nosso roteiro Chile inverno 2024 é...

Descubra Quando e Onde Encontrar Neve no Chile: Guia Completo de Temporadas e Variações Climáticas

Planeje sua viagem para encontrar neve no Chile! Descubra os meses ideais, variações climáticas e dicas essenciais para explorar as paisagens deslumbrantes do inverno sul-americano.

Se você está planejando uma viagem do Brasil para o Chile escolha o lado certo do avião!

Descubra como garantir as vistas mais espetaculares do Monte Aconcágua durante sua viagem Brasil-Chile. Escolha o lado certo do avião para uma experiência inesquecível sobrevoando a majestosa Cordilheira dos Andes. Não perca essa oportunidade única!

Descubra o Embalse el Yeso: 5 Dicas Essenciais para Turista

Se você está planejando visitar o espetacular Embalse el Yeso no Chile, é crucial estar ciente de algumas informações importantes para garantir uma experiência segura e agradável. Aqui estão cinco pontos cruciais que todo turista deve saber antes de explorar esta represa artificial incrível.

O que é o Cajón del Maipo?

Descubra a magia do Cajón del Maipo nos Andes chilenos. Explore paisagens deslumbrantes, trilhas emocionantes, termas naturais relaxantes e a engenhosa represa do Embalse el Yeso. Uma jornada única repleta de natureza, aventura e cultura aguarda neste refúgio pitoresco a poucos quilômetros de Santiago.

 Onde comprar roupa de inverno no Chile? 

 Onde comprar roupa de inverno no Chile?     Como já contamos em posts anteriores, em Santiago do Chile está fazendo muito frio, por isso é fundamental contar com roupa de inverno quente o suficiente para percorrer a cidade sem problemas e se sentir...

Inverno no Chile: o que levar na mala?

Como é o inverno no Chile? O que levar na mala para não ter problemas durante a viagem?   No mês de maio, o Outono tenta se estabelecer completamente em Santiago do Chile. É quando começa a esfriar e sentimos principalmente durante as noites e manhãs. Aqueles...
Reservas de passeios? Estamos por aqui!