A Cordilheira dos Andes no Chile!

A imponente Cordilheira dos Andes no Chile

Antes começar a ler, recomendamos colocar play na música “Aguila Sideral” de Los Jaivas!

Embaixo dessa densa capa de neve que a cada inverno completa a uniformidade da paisagem da Cordilheira dos Andes no Chile, segue palpitando, mais vivo que nunca, seu o coração. É necessário lembrar, sobretudo para aqueles que somente conhecem a Cordilheira dos Andes nevada, que esse conjunto de montanhas tão extenso e variado como a história da América Latina, e que o seu sangue continua fluindo ainda quando não o vemos.

Cordilheira ou Cordilheiras dos Andes?

A Cordilheira (palavra no singular) dos Andes no Chile é muito mais do que a majestosidade dos cumes nevados, ou as mega infraestruturas dos Centros de Ski. A Cordilheira dos Andes é os tropeiros anônimos que arrastam manadas de animais pela madrugada, o céu aberto pleno e estrelado mais brilhante desse lado do mundo, é o caminho áspero e cheio de poeira que dá lugar para que se abram pequenas veias de água limpa que fluem, e que voltam a povoar a alma de quem transita sobre ela. Poderíamos ficar dias inteiros falando sobre a Cordilheira dos Andes, porque em cada subida o nosso coração tem aprendido esse idioma silencioso que a natureza impõe para voltar a nos educar no rigor e respeito. Respeito ao trabalho monumental que ela mesma desenvolve, quando com suas próprias mãos abre a terra para extrair dela essas rochas imponentes, quando ara, no meio de um mundo cheio de caos, caminhos silenciosos, onde o homem nunca esteve.

O respeito que a Cordilheira dos Andes no Chile nos inspira

Por isso, quando o homem ingressa na Cordilheira dos Andes no Chile deve fazê-lo em silêncio, abaixar a cabeça e reinstalar na alma tudo aquilo que perdeu na agitação da vida cotidiana, justo quando pensa que está ganhando o que sonhou em ter. Porque quem conhece essa cordilheira cheia de pó e espinhos, incalculável, sabe que de alguma misteriosa maneira ali reencontramos algo apreciado e perdido, como se a natureza tivesse deixado ali sabendo que em algum momento voltaríamos por ele. Nenhum homem ou mulher sai de lá como chegou. A Cordilheira dos Andes restitui em nós a nossa origem, essa criança que fomos e que se maravilha com as ondas do mar ou com o som do fogo. A Cordilheira dos Andes devolve uma versão de nós que achávamos perdida, uma criança, que tinha deixado de se maravilhar.

Essa pequena pausa foi escrita especialmente para quem acha que a Cordilheira dos Andes somente existe na sua fria brancura. É um convite para redescobrir uma paisagem que se completa somente quando fechamos os olhos e respiramos a nós mesmos, lentamente, e nos reconhecemos como seres no mundo, vivos e assombrados pela paisagem de cânion do Cajón del Maipo, submerso em águas termais que a profundidade da terra faz emergir morna e curadora; nas famosas Termas del Plomo ou nos Baños de Colina; ou perplexos e intermináveis ante as águas do Embalse el Yeso, com uma cor azul que ficará na sua alma por toda a vida.

Os mais sábios dizem que cada montanha é um avô. Que cada montanha é uma oração, que ao ser reflexionado é repetido em voz baixa pelo vento. Nós diríamos, depois de alguns anos percorrendo por ela, que cada montanha é a si mesma, é a história que viveu, é o lugar onde nasceu, a mãe, o pai, o irmão. Por isso também acreditamos que subir a Cordilheira dos Andes no Chile não é conhecer um lugar alheio.

Subir a Cordilheira dos Andes é simplesmente voltar a um lugar que desde muitos anos já nos estava esperando.

Posts relacionados

As más experiências com táxi em Santiago do Chile

As más experiências com táxi em Santiago do Chile

Pegar táxi em Santiago do Chile pode ser uma tremenda dor de cabeça!   Não passa sequer um dia em que eu veja um táxi em Santiago do Chile e que eu não me lembre da experiência que vou contar para vocês. Comecei a criar uma impotência tão grande, que decidi...

O Cerro San Cristóbal em Santiago

O Cerro San Cristóbal em Santiago

Visitar o Cerro San Cristóbal em Santiago é um passeio imperdível para qualquer viajante!   Não há dúvida de que um dos melhores panoramas gratuitos em Santiago é o mega conhecido morro San Cristóbal. Oficialmente denominado Parque Metropolitano de Santiago, seus 722...

Conhecendo um novo país: costumes chilenos para experimentar

Conhecendo um novo país: costumes chilenos para experimentar

Visitar um novo país e ir além do turismo ao conhecer os costumes do povo chileno   Quando chegamos em um novo país, indiscutivelmente nós gostaríamos de poder viver pelo menos alguma experiência genuinamente local, visitar algum lugar que não esteja cheio de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Dúvidas? Estamos por aqui!