Escolha uma Página

As raízes da história chilena na Catedral de Santiago

As raízes da história chilena incrustada nas paredes da Catedral de Santiago

 

Se existe um lugar que carrega consigo a história de Santiago do Chile, esse lugar é a Catedral de Santiago. Desde a fundação da cidade, no dia 12 de fevereiro de 1541, Pedro de Valdivia planificou essa catedral. Caracterizou-se em uma modesta construção que, mais tarde, seria arrasada pelo ataque indígena de Michimalonco, no dia 11 de setembro do mesmo ano. Daí para frente, sofreu uma serie de desastres, tanto naturais, como provocados, entre eles incêndios e terremotos que deixaram a disposição do gosto estético dos bispos e arquitetos de turno, mudando várias vezes o tamanho, disposição e materiais.

 

 

A história da construção da Catedral de Santiago 

 

Segundo nos conta a história, foi depois do terremoto de 1730 que se decidiu começar com a construção da Catedral de Santiago como hoje nós conhecemos. Será o arquiteto Matias Vásquez de Acuña quem determinará que seus pilares sejam feitos de pedra para evitar a ação destruidora dos terremotos e será ele o responsável direto pelas dimensões espaciais da catedral, tal como a gente conhece hoje; sua divisão em três naves (característica da basílica) e a mudança da sua disposição, localizando a entrada na Plaza de Armas. Matias Vásquez de Acuña morreu durante a construção desse edifício e foi substituído por Francisco Antônio de Barros, quem também deixou o projeto anos mais tarde.

 

Arquitetos que entraram para a história do Chile devido à construção da Catedral de Santiago

 

Foi no ano de 1780 que a Catedral de Santiago viveu a consolidação da sua estrutura nas mãos do arquiteto mais importante da cidade, o italiano Joaquim Toesca. Seu trabalho era unir o trabalho realizado por Vásquez de Acuña aos seus planos, com ideias inovadoras que trazia da Europa e que deram ao edifício o forte aspecto neoclássico. Morreu antes de ver terminado o edifício, dando lugar, novamente, a uma série de arquitetos que realizaram diferentes mudanças e modificações no curso da história.

A transformação mais importante da Catedral de Santiago, e que se mantém até hoje, esteve a cargo de outro italiano, Ignazio Cremonesi, que no ano de 1898 remodelou a fachada leste do templo em direção da Plaza de Armas, respeitando assim o trabalho realizado por Joaquim Toesca. Cremonesi construiu as duas torres sobre a nave central, revestiu muros de pedra desnuda com tijolos e cal, ampliou as pequenas janelas para dispor nelas o trabalho de vitral que hoje conhecemos e construiu a abóbada de canhão da nave central, derrubando o antigo teto de madeira. Graças a ele, hoje podemos observar o precioso trabalho de moldura, cornijas e medalhões da abóbada, além do trabalho em pintura fortemente influenciado pela pintura Italiana.

 

Onde está e como chegar à Catedral de Santiago?

 

Onde está?: Plaza de Armas S/N, Santiago.

Como chegar?: Estação do metrô Plaza de Armas, linha 5 (verde).

Além da Catedral de Santiago, a Plaza de Armas guarda muitos outros tesouros da história do Chile. Você vai perder a oportunidade de sentir uma pouco mais dessa história?

Últimos posts

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens populares

Revise as últimas novidades que temos para vocês

 

Descubra Quando e Onde Encontrar Neve no Chile: Guia Completo de Temporadas e Variações Climáticas

Planeje sua viagem para encontrar neve no Chile! Descubra os meses ideais, variações climáticas e dicas essenciais para explorar as paisagens deslumbrantes do inverno sul-americano.

Se você está planejando uma viagem do Brasil para o Chile escolha o lado certo do avião!

Descubra como garantir as vistas mais espetaculares do Monte Aconcágua durante sua viagem Brasil-Chile. Escolha o lado certo do avião para uma experiência inesquecível sobrevoando a majestosa Cordilheira dos Andes. Não perca essa oportunidade única!

Descubra o Embalse el Yeso: 5 Dicas Essenciais para Turista

Se você está planejando visitar o espetacular Embalse el Yeso no Chile, é crucial estar ciente de algumas informações importantes para garantir uma experiência segura e agradável. Aqui estão cinco pontos cruciais que todo turista deve saber antes de explorar esta represa artificial incrível.

O que é o Cajón del Maipo?

Descubra a magia do Cajón del Maipo nos Andes chilenos. Explore paisagens deslumbrantes, trilhas emocionantes, termas naturais relaxantes e a engenhosa represa do Embalse el Yeso. Uma jornada única repleta de natureza, aventura e cultura aguarda neste refúgio pitoresco a poucos quilômetros de Santiago.

 Onde comprar roupa de inverno no Chile? 

 Onde comprar roupa de inverno no Chile?     Como já contamos em posts anteriores, em Santiago do Chile está fazendo muito frio, por isso é fundamental contar com roupa de inverno quente o suficiente para percorrer a cidade sem problemas e se sentir...

Inverno no Chile: o que levar na mala?

Como é o inverno no Chile? O que levar na mala para não ter problemas durante a viagem?   No mês de maio, o Outono tenta se estabelecer completamente em Santiago do Chile. É quando começa a esfriar e sentimos principalmente durante as noites e manhãs. Aqueles...

La Chascona: a casa de Pablo Neruda em Santiago

Conheça um pouco mais sobre La Chascona, a casa de Pablo Neruda em Santiago e aproveite para visitá-la durante sua viagem!

Estações do ano em Santiago: o que levar para sua viagem ao Chile

Estações do ano em Santiago e o que levar para o Chile de acordo com a época da sua viagem Já aconteceu com você de começar a planejar uma viagem, mas no momento de fazer as malas, você percebe que não tem ideia de quais roupas são adequadas para levar ao destino?...

“Wise.com: Sua Solução Inteligente para Economizar em Viagens ao Chile 🌎💰”

Se você é um turista brasileiro planejando visitar o Chile, sabe que encontrar formas econômicas de lidar com câmbio e transferências internacionais pode ser essencial para uma viagem tranquila e sem preocupações financeiras. É aí que a plataforma Wise.com entra em...

Palácio de La Moneda no Chile: a cerimônia da Troca de Guarda

  O Cambio de Guardia ou Troca de guarda do Palacio de La Moneda no Chile é uma cerimônia que nasce com a criação da guarda presidencial no ano de 1851 e é realizada rigorosamente a cada dois dias (48 hrs). Geralmente é realizada na “plaza de la...
Reservas de passeios? Estamos por aqui!