Escolha uma Página

La Chascona: a casa de Pablo Neruda em Santiago

La Chascona: a casa de Pablo Neruda em Santiago

 

Era 1953 quando El Poeta, como é chamado Pablo Neruda em nosso país, decidiu comprar um terreno aos pés do cerro San Cristóbal. Foi lá onde construiu a que seria sua moradia definitiva, tarefa que delegaria ao arquiteto catalão German Rodriguez Arias e com o qual trabalharia no desenho da sua nova casa. Nela, Pablo Neruda viverá com a que será uma das mulheres mais importantes de sua vida, Matilde Urrutia. Portadora de uma enorme cabeleira ruiva, dará origem ao nome da casa “La Chascona” (que quer dizer, Descabelada) e era como Pablo Neruda batizaria a sua amante. Objeto e musa de grande parte da sua poesia, Matilde inspiraria também a construção e o estilo dessa casa, pois seria ela quem moraria sozinha durante os dois primeiros anos, até Pablo Neruda se separar de Delia Del Carril, com quem estava casado no momento de conheceu Matilde.

Esta casa de Pablo Neruda em Santiago será cenário do romance mais solido e importante do poeta. Ali, colecionará mascaras de proa, garrafas, caracóis trazidos de todas as partes do mundo, e será esta casa a que receberá o corpo sem vida d’El Poeta. Seus restos foram velados nela, durante os primeiros dias da ditadura militar de Augusto Pinochet, no dia 23 de setembro de 1973, entre toda a comoção política e social que isso significava.

Foi Matilde quem reparou os danos das invasões militares e quem perpetuou o legado de Pablo Neruda, através da Fundação que leva o mesmo nome e que tem na “La Chascona” seu centro de operações. Nessa casa, Matilde viveu até a sua morte no ano de 1985, deixando para trás todas as marcas de uma das mais importantes histórias de amor do século XX. La Chascona foi declarada monumento nacional em 1990, se transformando em um museu aberto ao público.

Se você está em Santiago, não deixe de conhecer este valiosíssimo legado cultural.

A casa de Pablo Neruda em Santiago pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h. O valor da entrada é de 9.500 pesos para adultos.

Onde fica La Chascona? Na Rua Fernando Marquez de la Plata 0192, Bairro Bellavista, Providencia, Santiago de Chile.

Como chegar à casa de Pablo Neruda em Santiago? https://fundacionneruda.org/

Postagens populares

Revise as últimas novidades que temos para vocês

 

Estações do ano em Santiago: o que levar para sua viagem ao Chile

Estações do ano em Santiago e o que levar para o Chile de acordo com a época da sua viagem Já aconteceu com você de começar a planejar uma viagem, mas no momento de fazer as malas, você percebe que não tem ideia de quais roupas são adequadas para levar ao destino?...

“Wise.com: Sua Solução Inteligente para Economizar em Viagens ao Chile 🌎💰”

Se você é um turista brasileiro planejando visitar o Chile, sabe que encontrar formas econômicas de lidar com câmbio e transferências internacionais pode ser essencial para uma viagem tranquila e sem preocupações financeiras. É aí que a plataforma Wise.com entra em...

Palácio de La Moneda no Chile: a cerimônia da Troca de Guarda

  A Troca de Guarda do Palacio de La Moneda no Chile é uma cerimônia que nasce com a criação da guarda presidencial no ano de 1851 e é realizada rigorosamente a cada dois dias (48 hrs). Geralmente é realizada na “plaza de la Constitución” (cara norte do palácio)...

Dicas de Casas de Câmbio em Santiago para Turistas Brasileiros 💱🇧🇷

“Nosso guia completo oferece orientações sobre como maximizar a eficiência de suas trocas de dinheiro em Santiago, Chile, com foco em casas de câmbio e opções financeiras especialmente úteis para turistas brasileiros. Prepare-se para uma viagem financeiramente inteligente!”

Explorando Sabores em Santiago: Um Guia Gastronômico para Turistas 🍴🇨🇱

“Nosso guia gastronômico leva você a uma viagem culinária por Santiago, Chile, revelando os sabores autênticos da cidade. Desde empanadas suculentas até degustações de vinho em vinícolas pitorescas, descubra os tesouros da culinária chilena enquanto explora a capital.”

Declaração do SAG (Serviço Agrícola e Pecuário) para quem deseja entrar no Chile

“Descubra como preencher a declaração do SAG para entrar no Chile sem complicações. Nosso guia detalhado garante uma chegada tranquila e em conformidade com as regulamentações do país.”

Descubra o Chile: 5 curiosidades fascinantes para turistas

O Chile é um país repleto de surpresas e curiosidades fascinantes. Com sua geografia única, vinhos renomados, paisagens impressionantes, mistérios ancestrais e cultura diversificada, esse destino encanta e surpreende os turistas. Ao conhecer essas curiosidades, você estará melhor preparado para explorar todas as maravilhas que o Chile tem a oferecer e aproveitar ao máximo sua experiência de viagem inesquecível.

Metrô de Santiago do Chile: dicas para sua viagem

10 informações sobre o metrô de Santiago do Chile que poderão ajudar em sua viagem 1) O Metrô de Santiago é um dos sistemas de locomoção mais modernos de América Latina, sendo o sétimo do mundo com melhores condições de regularidade na frequência e o segundo maior da...

É perigoso visitar o Embalse el Yeso no inverno?

É perigoso visitar o Embalse el Yeso no Cajón del Maipo durante o inverno? A resposta é sim! E aqui explicamos o porque.

O que fazer no Chile: roteiro de 5 dias em Santiago e arredores.

O que fazer no Chile? Te apresentamos um roteiro de 5 dias por Santiago e arredores.     Santiago do Chile é uma cidade incomparável, não só por seu centro histórico, bairros e circuitos, como também pela enorme quantidade de possibilidades que oferece aos...
Reservas de passeios? Estamos por aqui!