Escolha uma Página

Estações do ano em Santiago: o que levar para sua viagem ao Chile

Estações do ano em Santiago e o que levar para o Chile de acordo com a época da sua viagem

Já aconteceu com você de começar a planejar uma viagem, mas no momento de fazer as malas, você percebe que não tem ideia de quais roupas são adequadas para levar ao destino?

Então você pega seu telefone e pesquisa no google esperando ter uma resposta tão detalhada e satisfatória quanto possível. Mas não. Ninguém fala exatamente sobre a data em que você viaja, ou vários blogueiros dizem coisas diferentes. Então você entra em pânico, olha um pouco no Instagram (isso basicamente por inércia) e começa a colocar na mala de tudo um pouco. Guarda-chuva, sandálias, shorts, uma jaqueta impermeável… E assim por diante, até acabar pagando por peso extra no aeroporto, sem saber porquê.
Mas isso não pode continuar assim, basta viajante! A partir de agora você vai viajar para o Chile com as roupas certas e necessárias, e você terá espaço suficiente para voltar para casa com todos os produtos de primeira necessidade, ou seja, todas as garrafas de vinho que desejar.

Conheça como é o clima de Santiago do Chile durante as diferentes estações do ano

A seguir, faremos uma descrição do clima por estações do ano. Obviamente existem anos mais frios ou mais quentes do que outros, ou ainda, anos em que o verão se estende por mais tempo, mas vou falar guiada pelas estatísticas, ou seja, pelo comportamento do clima nos últimos anos em Santiago do Chile:

Janeiro, fevereiro e março: Estamos em pleno verão e as temperaturas podem chegar facilmente a 32 graus todos os dias, com um mínimo de 20 mais ou menos, e alguns dias o termômetro excede os 35 graus. Não é tão comum, mas pode haver ocasiões em que o termômetro marque 37 ou até 38 graus, especialmente em janeiro, que é o mês mais quente do ano. Por ser um calor seco e sem umidade, tendo a cordilheira como um biombo, limitando a influência do mar, não se transpira muito, mas eu sinto que sim afeta a pele, ficando mais ressecada, por isso que um bom hidratante é algo essencial a se levar na mala. Super recomendo a loção enriquecida com creme PH5 Eucerin. Agora, se você visitar a quinta região, encontrará um clima bem diferente, com uma média de temperaturas mais baixas, ao redor de 20 graus. Além disso, o fenômeno da depressão costeira afeta o clima da região. Em termos simples, este fenômeno meteorológico é uma área de baixa pressão que se forma na costa norte do Chile e começa a se espalhar em direção ao litoral sul, e na forma de baixo estrato ou nevoeiro que observamos entrar na costa. É bastante comum amanhecer muito nublado e só conseguir ver o sol depois das 15:00 hrs.

O que levar na mala em uma viagem ao Chile durante o verão:

Sandálias e sapatos fechados, no caso de fazer algum tour. Essa época é perfeita para conhecer o Cajón del Maipo, especialmente com o nosso passeio de maior sucesso “Cordilheira Essencial”, por isso, além das típicas roupas de verão, recomendamos que você traga um casaco e calças compridas. Na cidade, as noites são quentes, mas se você vier em março, um suéter será bem-vindo. Óculos de sol são imprescindíveis, assim como protetor solar com fator acima de 30 e uma garrafa para levar água durante todo o dia, água que você deve comprar sempre engarrafada.

Abril, maio y junho: Já estamos no outono, e para mim, é uma excelente estação do ano para conhecer Santiago do Chile. Menos frio que os outonos de outros países, a cidade se entrega para ser caminhada, enquanto é possível observar uma grande quantidade de cores que a vegetação da cidade vai mostrando. Os dias vão diminuindo e temos menos horas de luz, observando o pôr do sol que será por volta das 19:00 hrs. As temperaturas variam entre os 8 e 22 graus e de manhã geralmente é mais fresco. A hora mais quente do dia será próximo às 16:00 hrs. Agora, não estranhe se durante abril chegarmos a uns 26 ou 28 graus, é normal.

O que levar na mala se você visita o Chile no outono?

É uma época de pouca chuva, o que faz com que seja incomum chover neste período. Recomendamos diminuir a quantidade de vestidos e shorts, e colocar calças compridas e camisas. Os suéteres ou moletons podem ser uma boa opção, pois tendo calor é só tirar. Se você for realizar passeios, recomendamos algum casaco grosso, principalmente se for para a Cordilheira (conheça aqui os nossos passeios para a Cordilheira). O calçado deve ser fechado, e no caso das mulheres, uma bota longa poderia ser muito quente para este clima. Um bom par de tênis sem dúvida serão os seus melhores amigos. Com certeza teremos sol quase todos os dias (exceto no mês de Julho, pois já são comuns os dias nublados e com um pouco mais de frio) assim que não esqueça dos óculos escuros, protetor solar e da sua garrafinha de água.

Junho, julho e agosto: Chega o inverno e com ele, a tão procurada neve. Teremos dias com menos luz. Veremos o sol nascer por volta das 8h30 e nos despediremos por volta das 18h00. Estes são, sem dúvida, os dias mais frios do ano, atingindo temperaturas que variam de -2 até 12 ou 15 graus, especialmente em julho, o mês mais frio. Temos também a maior parte da precipitação do ano, que não é muito alta, cerca de 300mm por ano, por isso posso garantir que se visitar Santiago do Chile por uma semana, é muito difícil chova os sete dias. Por esta razão, é altamente recomendável que você visite www.meteochile.cl antes de viajar, porque fornece a previsão mais precisa de todas. A previsão de chuva, por ser escassa, é algo muito divulgado, então com certeza, se vai chover, você saberá.

O que levar na mala em uma viagem ao Chile durante o inverno:

Eu recomendo que você traga sapatos fechados, vários pares de meias (se você for para a neve, eu recomendo usar meias de lã), uma boa jaqueta, luvas, gorro de lã e um bom lenço para sair de manhã. Entendendo o termostato brasileiro, uma excelente opção são as primeiras camadas, ou seja, roupas mais finas, mas com tecnologia para mantê-lo aquecido. Você pode saber tudo que você precisa para se vestir em camadas, aqui. É importante notar que, se você viajar em agosto, encontrará temperaturas mais amenas, então algumas camisas serão bem-vindas. O protetor solar ainda é necessário, porque sabemos que você vai para a neve (Incluir link) e, portanto, óculos de sol também são essenciais. Sendo uma estação do ano fria e seca, a pele sofre muito, especialmente se adicionarmos as características da nossa água, tão mineralizada. Eu recomendo o protetor labial Ciclaplast da La Roche Posay para esse clima. Seu creme facial Hydraphase é um excelente aliado também. Em caso de extrema secura, o creme multifuncional Cicalfate da Avena dará à sua pele mais elasticidade. Para as mãos, o que funcionou melhor para mim foi o Handy Gurugu da Lush, um clássico para mãos secas.

Setembro, outubro, novembro e dezembro: Bem-vinda Primavera! O calor reaparece, e a mudança de horário favorece que tenhamos mais luz durante o dia, com um sol esplêndido que se esconde a partir das 19h30 e até mais tarde, à medida que avançamos para o verão. A temperatura varia entre 8 e 24 graus, mas é bom ter em mente que ela aumentará progressivamente. Em novembro, na verdade, podemos chegar facilmente até 28 graus em alguns dias, e em dezembro exceder os 30, então as baixas temperaturas de manhã permitem que você deixe o hotel com um suéter leve e nada mais.
A primavera em Santiago do Chile é o prelúdio de um verão longo e quente, que na verdade começa em termos práticos já no mês de novembro. É bastante incomum encontrar chuva, mas se você tiver sorte, ainda poderá ver alguma neve no início de setembro nas estações de esqui. É importante que sim, leve em conta o fato de que cada estação é diferente, então o início e o término da neve dependerão das características climáticas de cada ano.

É comum ter alergia em Santiago do Chile durante a primavera?

Outro ponto importante a considerar são as alergias, que nesta época do ano são acentuadas pela grande presença de “Plátanos Orientais” na capital. Esta árvore tem um pólen ao qual muitas pessoas são sensíveis, inflamando as vias aéreas, narinas e brônquios. Eu recomendo que você visite seu médico de confiança antes de viajar e peça a ele que o avise sobre quais medicamentos são mais adequados para você, no caso de apresentar uma reação alérgica. Uma excelente opção, que pode ser usada por quase todos, são os probióticos focados nesse tipo de alergia, como é o caso do Bion Allergo. Outra opção amplamente utilizada é o descongestionante nasal Sinex da Vicks.

E o que é importante levar na mala se você vista Santiago do Chile na primavera?

Na mala eu recomendo que você alterne calças compridas com shorts e alguns vestidos. Camisetas e coletes ou suéteres ajudarão você a conviver com o calor do dia e o ar fresco da noite. Se você estiver planejando fazer viagens para fora de Santiago do Chile, como Valparaíso e Viña del Mar, você deve trazer uma jaqueta mais abrigada. Lembre-se que estamos falando sobre o vale do litoral, típico das áreas de praia, e a temperatura lá é mais baixa em qualquer estação do ano.  Não se esqueça que os calçados urbanos ainda são as melhores opções, assim como algumas sandálias e sapatos leves. Como estamos quase no verão, é essencial se proteger do sol, por isso os óculos escuros e protetor solar são essenciais.

Ah! e sua garrafa de água, porque sua pele também vai agradecer.

Ainda tem dúvidas sobre as estações do ano em Santiago do Chile e o que levar na mala? Comente conosco!

Últimos posts

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens populares

Revise as últimas novidades que temos para vocês

 

Guia Completo de Vestimenta para Passeios na Neve no Chile: Dicas Essenciais para uma Experiência Confortável e Segura

Explorar a beleza das paisagens cobertas de neve no Chile pode ser uma experiência incrível, mas para aproveitar ao máximo, é essencial se vestir adequadamente. Neste guia completo, vamos compartilhar dicas valiosas sobre como se vestir para passeios na neve no Chile,...

Como usar seu celular no Chile?

Como usar seu celular no Chile: chip local ou roaming?   Um tema fundamental na hora de viajar é o de como resolver a questão da falta de comunicação. O nosso celular deixa de funcionar fora da área de cobertura  do nosso país e precisamos dele não só para saber...

As empanadas chilenas

Empanada chilena: o alimento que faz parte da história do povo chileno!   Não há dúvidas de que o inverno seja uma dessas estações onde nosso corpo pede todo o amor de uma saborosa e suculenta comida, como se tratasse de nos convencer de que, subindo alguns...

Roteiro Chile Inverno 2024!

Roteiro Chile Inverno 2024: Se você está vindo para Santiago do Chile neste inverno, anote os seguintes passeios que não poderá deixar de fazer!   Se você planeja esquiar e desfrutar da neve no inverno de 2024, de acordo ao nosso roteiro Chile inverno 2024 é...

Descubra Quando e Onde Encontrar Neve no Chile: Guia Completo de Temporadas e Variações Climáticas

Planeje sua viagem para encontrar neve no Chile! Descubra os meses ideais, variações climáticas e dicas essenciais para explorar as paisagens deslumbrantes do inverno sul-americano.

Se você está planejando uma viagem do Brasil para o Chile escolha o lado certo do avião!

Descubra como garantir as vistas mais espetaculares do Monte Aconcágua durante sua viagem Brasil-Chile. Escolha o lado certo do avião para uma experiência inesquecível sobrevoando a majestosa Cordilheira dos Andes. Não perca essa oportunidade única!

Descubra o Embalse el Yeso: 5 Dicas Essenciais para Turista

Se você está planejando visitar o espetacular Embalse el Yeso no Chile, é crucial estar ciente de algumas informações importantes para garantir uma experiência segura e agradável. Aqui estão cinco pontos cruciais que todo turista deve saber antes de explorar esta represa artificial incrível.

O que é o Cajón del Maipo?

Descubra a magia do Cajón del Maipo nos Andes chilenos. Explore paisagens deslumbrantes, trilhas emocionantes, termas naturais relaxantes e a engenhosa represa do Embalse el Yeso. Uma jornada única repleta de natureza, aventura e cultura aguarda neste refúgio pitoresco a poucos quilômetros de Santiago.

 Onde comprar roupa de inverno no Chile? 

 Onde comprar roupa de inverno no Chile?     Como já contamos em posts anteriores, em Santiago do Chile está fazendo muito frio, por isso é fundamental contar com roupa de inverno quente o suficiente para percorrer a cidade sem problemas e se sentir...

Inverno no Chile: o que levar na mala?

Como é o inverno no Chile? O que levar na mala para não ter problemas durante a viagem?   No mês de maio, o Outono tenta se estabelecer completamente em Santiago do Chile. É quando começa a esfriar e sentimos principalmente durante as noites e manhãs. Aqueles...
Reservas de passeios? Estamos por aqui!