Escolha uma Página

As empanadas chilenas

Empanada chilena: o alimento que faz parte da história do povo chileno!

 

Não há dúvidas de que o inverno seja uma dessas estações onde nosso corpo pede todo o amor de uma saborosa e suculenta comida, como se tratasse de nos convencer de que, subindo alguns quilos, teremos uma proteção natural contra o frio circundante. Por sermos um pouco cúmplices destes pedidos do nosso organismo é que nós nos transformamos em adoradores e entusiasmados degustadores das empanadas chilenas, um típico prato nacional, e, por isso, decidimos responder a algumas perguntas sobre a sua origem, além de apresentá-la a vocês. Está aqui é a senhora Empanada Chilena.

 

Empanadas de pino

 

Não há um título melhor para ela. Rainha indiscutida na mesa familiar aos Domingos, dona de comemorações, brindes, testemunha de gerações do amassado e cozido nos fornos de barro, esta senhora simples, mas generosa, tem sido protagonista inamovível da nossa forma de comer, da nossa forma de comemorar que somos chilenos.

 

Feita de uma fina massa de pão ou de “hojaldre”, a empanada chilena pode ser recheada com diferentes ingredientes, sendo o mais clássico o de carne cortada com cebola, também chamado de pino, para logo ser frita ou cozida ao forno, sua preparação mais habitual.

 

Originalmente, dizem que pode ter sido levada até a Espanha pelos Moros, alguns séculos antes da conquista da América, sendo os mesmos Espanhóis os que a internariam neste território. Uma vez aqui, adquire muitas vidas e denominações, mas somente nestas terras é preparada com a mistura de carne e cebola.

 

Contam os historiadores que Inês de Suarez, combatente, amante e companheira de luta do nosso fundador Pedro de Valdivia, haveria sido a primeira mulher neste território em amassar seus ingredientes e adaptando para nossa tradição culinária, usando a empanada chilena para alimentar as suas famintas tropas.

 

Cómo preparar la receta de empanada de pino chilena.

 

Nós dizemos que a empanada chilena deve ser suculenta ou “caldúa” e que somente está boa se no momento de morder o suco chega até o cotovelo, como gritam a toda voz os cantores populares, sempre acompanhada de uma boa taça de vinho tinto. Onde tem empanada chilena tem cueca*, e haverá território, haverá cordilheira. Porque não temos dúvida: alguns alimentos são bandeiras, são hinos, são nossa história servida na mesa uma e outra vez.

 

Nós gostamos das Empanadas chilenas da Padaria Castaño, de qualquer uma das filiais, mas aqui você tem um ranking com as 12 melhores da cidade de acordo ao jornal El Mercurio

 

*Cueca: Dança folclórica típica Chilena.

Últimos posts

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens populares

Revise as últimas novidades que temos para vocês

 

Guia Completo de Vestimenta para Passeios na Neve no Chile: Dicas Essenciais para uma Experiência Confortável e Segura

Explorar a beleza das paisagens cobertas de neve no Chile pode ser uma experiência incrível, mas para aproveitar ao máximo, é essencial se vestir adequadamente. Neste guia completo, vamos compartilhar dicas valiosas sobre como se vestir para passeios na neve no Chile,...

Como usar seu celular no Chile?

Como usar seu celular no Chile: chip local ou roaming?   Um tema fundamental na hora de viajar é o de como resolver a questão da falta de comunicação. O nosso celular deixa de funcionar fora da área de cobertura  do nosso país e precisamos dele não só para saber...

Roteiro Chile Inverno 2024!

Roteiro Chile Inverno 2024: Se você está vindo para Santiago do Chile neste inverno, anote os seguintes passeios que não poderá deixar de fazer!   Se você planeja esquiar e desfrutar da neve no inverno de 2024, de acordo ao nosso roteiro Chile inverno 2024 é...

Descubra Quando e Onde Encontrar Neve no Chile: Guia Completo de Temporadas e Variações Climáticas

Planeje sua viagem para encontrar neve no Chile! Descubra os meses ideais, variações climáticas e dicas essenciais para explorar as paisagens deslumbrantes do inverno sul-americano.

Se você está planejando uma viagem do Brasil para o Chile escolha o lado certo do avião!

Descubra como garantir as vistas mais espetaculares do Monte Aconcágua durante sua viagem Brasil-Chile. Escolha o lado certo do avião para uma experiência inesquecível sobrevoando a majestosa Cordilheira dos Andes. Não perca essa oportunidade única!

Descubra o Embalse el Yeso: 5 Dicas Essenciais para Turista

Se você está planejando visitar o espetacular Embalse el Yeso no Chile, é crucial estar ciente de algumas informações importantes para garantir uma experiência segura e agradável. Aqui estão cinco pontos cruciais que todo turista deve saber antes de explorar esta represa artificial incrível.

O que é o Cajón del Maipo?

Descubra a magia do Cajón del Maipo nos Andes chilenos. Explore paisagens deslumbrantes, trilhas emocionantes, termas naturais relaxantes e a engenhosa represa do Embalse el Yeso. Uma jornada única repleta de natureza, aventura e cultura aguarda neste refúgio pitoresco a poucos quilômetros de Santiago.

 Onde comprar roupa de inverno no Chile? 

 Onde comprar roupa de inverno no Chile?     Como já contamos em posts anteriores, em Santiago do Chile está fazendo muito frio, por isso é fundamental contar com roupa de inverno quente o suficiente para percorrer a cidade sem problemas e se sentir...

Inverno no Chile: o que levar na mala?

Como é o inverno no Chile? O que levar na mala para não ter problemas durante a viagem?   No mês de maio, o Outono tenta se estabelecer completamente em Santiago do Chile. É quando começa a esfriar e sentimos principalmente durante as noites e manhãs. Aqueles...

La Chascona: a casa de Pablo Neruda em Santiago

Conheça um pouco mais sobre La Chascona, a casa de Pablo Neruda em Santiago e aproveite para visitá-la durante sua viagem!

Reservas de passeios? Estamos por aqui!