Escolha uma Página

As más experiências com táxi em Santiago do Chile

Pegar táxi em Santiago do Chile pode ser uma tremenda dor de cabeça!

 

Não passa sequer um dia em que eu veja um táxi em Santiago do Chile e que eu não me lembre da experiência que vou contar para vocês. Comecei a criar uma impotência tão grande, que decidi compartilhá-la com a finalidade de acabar com as práticas abusivas contra os turistas. Essa espécie de extorsão é o que finalmente nos motivou a levantar como bandeira única a ideia de um turismo independente e honesto, e criar a Indo Pro Chile.

Ocorreu comigo:

Estava eu há algumas semanas no centro comercial Costanera Center e a hora (eram quase nove da noite) me motivou a romper o hábito de caminhar até em casa e pegar um táxi. Saí e logo depois de inspecionar sobre os preços, subi ao táxi de um deles, que amavelmente me abriu a porta. Presságio de uma boa viagem, pensei. Mas eu estava errada.

Não estava nem um minuto sentada, quando o motorista, ao ver um grupo de turistas aparentemente brasileiros (muitos gorros e camisetas do Chile às vezes os entregam), me disse: “Ahaha, brasileiros! Hoje depenei vários! Cobrei 50 mil pesos por uma corrida até o aeroporto. Depois fiz câmbio duas vezes, assim que acabei cobrando 70 mil”. Fiquei perplexa e não consegui dizer nada. Pensava que evidentemente havia subido no táxi errado e que demonstrar medo ou nojo não era uma boa ideia. Continuou dizendo que se não tivesse o taxímetro ajeitado não poderia sobreviver, que os ganhos eram baixos. Perguntei como se “ajeita” o taxímetro e ele me mostrou movendo os pés rapidamente na região dos pedais.

O taxímetro subiu de dois mil pesos para nove mil em questão de segundos. “Imagino que não vai me cobrar isso”, respondi. “Nãooo, eu sei com quem posso fazer”, me respondeu o sem vergonha. Pensei em descer do táxi nesse momento, mas já havia falado para onde iria e não quis transparecer medo.

 

“Me preocupei em falar o valor na hora de entregar a nota…”

No entanto, até mesmo para evitar que ele tivesse conhecimento do meu endereço exato, desci várias quadras antes. Entreguei uma nota de cinco mil pesos, para pagar uma corrida de três mil pesos. Me preocupei em falar o valor na hora de entregar a nota, para que ele não trocasse e me fizesse acreditar que havia entregado uma nota de menor valor. Recebeu a nota, olhou e me disse: “Sinto muito, mas não tenho troco. Vamos ter que deixar em cinco mil”. O fulano se preparou para me roubar de qualquer maneira. Desci batendo forte a porta e falando um palavrão. Anotei a placa e, apesar de ter feito a denúncia no órgão competente, a reclamação não foi à diante. Mesmo assim, acredito que essa experiência deve servir para alguma coisa, nem que seja para reforçar o que sempre dizemos: ser um viajante responsável, com autopreservação, implica em estar informado. Isso é sinônimo de estar alerta, atento às condições que nossa viagem oferece. Antes de pegar um táxi em Santiago do Chile, é primordial se informar das tarifas aproximadas do lugar onde está e até seu destino. Para isso, o pessoal do hotel, ou os amigos que te recebem, estão sempre dispostos a ajudar. É importante também conhecer a moeda local e juntamente com a entrega a nota, falar seu valor, para evitar terminar pagando quase cinco vezes mais do que o valor de uma corrida, como aconteceu com os brasileiros enganados pelo taxista inescrupuloso, protagonista desta história.

 

Opte por outros meios de locomoção ao invés do táxi em Santiago do Chile

 

Com certeza esta não é a única experiência ruim que alguém teve ao pegar um táxi em Santiago do Chile. Infelizmente, este tipo de problema acontece muito na cidade e é por isso que sempre recomendamos outras opções de locomoção por Santiago.

Ao invés de pegar um táxi assim que chegar ao aeroporto de Santiago do Chile, veja as opções de van, ônibus, Uber ou Cabify. Na maioria das vezes, elas são mais econômicas que os táxis. As vans e os ônibus são compartilhados e, no caso do ônibus, não te deixa na porta do hotel, mas com certeza têm as tarifas mais baixas. Já o Uber e o Cabify são um pouco mais caros, mas com certeza são mais baratos que os táxis de Santiago do Chile e te pouparão o estresse de ser enganado (ou até mesmo roubado) pelos taxistas que ali estão.

Outra opção são os transfers privativos oferecidos por agências de viagens. Eles podem ser um pouco mais caros, porém garantirão sua segurança e ainda te ajudarão com informações sobre a cidade.

Para andar pela cidade, prefira o Uber, o Cabify ou até mesmo o metrô, já que é possível chegar à maior parte dos pontos turísticos da cidade com este transporte.

E, caso realmente queira pegar um táxi em Santiago do Chile, tome as precauções já citadas acima, pois elas poderão te ajudar a não ser enganado.

 

Últimos posts

6 Comentários

  1. Socrates Augustus

    Os taxis em Santiago tive experiência horrível. São um bando de pilantras.

    Pegamos no shop, teve a corrida adulterada e ainda quis aplicar o golpe da nota.

    Quando parou, um pouco distante do hotel. Quase sai na porrada com ele.

    Um safado, denuncie e ficou por isso mesmo. UMA dica, não pegue taxi na porta de shop, não vai de taxi ao aeroporto, não pegue taxi no aeroporto, só de empresa credenciada. Esses taxistas são um bando de ladroes.

    Responder
    • Diego

      É isso mesmo Sócrates, a única forma de se proteger deste tipo de situações é não pegar táxis em Santiago. Os aplicativos funcionam muito bem, pessoalmente recomendo Cabify!
      Muito obrigado pelo seu comentário.

      Responder
  2. Amauri

    19/06/2023 – Eu tinha lido tudo sobre golpes aqui em Santiago. Mesmo assim, vejam o que aconteceu comigo. Cheguei no Aeroporto de Santiago no dia 16/06/2023 por volta das 23:00. Como eu sabia dos gopes, já tinha deixado reservado o transfer com o próprio hotel. Porém, fui até um ATM para sacar dinheiro. No que eu cheguei no caixa, uma pessoa com crachá me chamou pelo nome, dizendo ser o taxista. Bom. Se me chamou pelo nome, acreditei 100% ser o motorista do transfer do hotel. Ledo engano. O cara falava uma línga do Satanás, não se entendia nada. Consegui apenas ver que o caminho estava correto. Porém, parou um pouco depois do hotel. Disse que não precisa pagar em dinheiro e poderia ser no cartão de crédito. Passei o cartão na maquininha dele e ele me mostrava o celular, dizendo que ao ser aprovado apreceria no celular dele. Como deu erro, eu passei outro cartão de crédito. Em resumo, ele passou duas vezes o valor de CLP 450.000,00 em um dos cartões, porém, na minha fatura uma tentativa recusou, mas, na segunda teve a aprovação. No outro cartão passou mais CLP 2.000,00. Nas faturas aparece o seguinte: MERPAGO*YES ICA VIVIANA OALTO JAHUEL. Agora estou me desdobrando para cancelar os valores.

    Responder
    • Diego

      Que triste experiência Amauri… este é um grande problema em Santiago que deve ser alertado e visibilizado para que cada vez, menos pessoas caiam e que as autoridades façam alguma coisa. Se vc tiver o número da placa do carro usado pelo taxista delinquente você pode fazer uma denuncia no site do ministério de transportes do Chile.

      Responder
  3. Adriano da Silva Souza

    Não usem táxi em Santiago no Chile !
    Todos ladroes e péssima experiência.
    Demos nota de 20 mil pesos e uma de 10 .
    Se fez de besta dizendo que faltava dinheiro .
    Deu trabalho e não cedemos a enrolação dele.
    Bando de safado e um absurdo ninguém tomar providências em relação ao assunto com tanta reclamação, sendo um local procurado por turistas brasileiros e outros países.
    Um lugar bonito para se passear é com um povo alegre ter estes safados prestadores de serviço.
    Recomendo Uber que funciona bem lá.
    Ou tem alguém ganhando dinheiro para não tomar providências!

    Responder
    • Diego

      Realmente é um grande problema Adriano. É falta de vontade política em solucionar. Mas não é só com turistas que acontecem, tbm com residentes, nacionais, etc… a cara de pau é generalizada.
      Mas por sorte hoje temos internet de forma acessível, dá pra se programar, pegar Uber, Cabify, Didi, etc… e não ficar nas mãos dos delinquentes.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens populares

Revise as últimas novidades que temos para vocês

 

Guia Completo de Vestimenta para Passeios na Neve no Chile: Dicas Essenciais para uma Experiência Confortável e Segura

Explorar a beleza das paisagens cobertas de neve no Chile pode ser uma experiência incrível, mas para aproveitar ao máximo, é essencial se vestir adequadamente. Neste guia completo, vamos compartilhar dicas valiosas sobre como se vestir para passeios na neve no Chile,...

Como usar seu celular no Chile?

Como usar seu celular no Chile: chip local ou roaming?   Um tema fundamental na hora de viajar é o de como resolver a questão da falta de comunicação. O nosso celular deixa de funcionar fora da área de cobertura  do nosso país e precisamos dele não só para saber...

As empanadas chilenas

Empanada chilena: o alimento que faz parte da história do povo chileno!   Não há dúvidas de que o inverno seja uma dessas estações onde nosso corpo pede todo o amor de uma saborosa e suculenta comida, como se tratasse de nos convencer de que, subindo alguns...

Roteiro Chile Inverno 2024!

Roteiro Chile Inverno 2024: Se você está vindo para Santiago do Chile neste inverno, anote os seguintes passeios que não poderá deixar de fazer!   Se você planeja esquiar e desfrutar da neve no inverno de 2024, de acordo ao nosso roteiro Chile inverno 2024 é...

Descubra Quando e Onde Encontrar Neve no Chile: Guia Completo de Temporadas e Variações Climáticas

Planeje sua viagem para encontrar neve no Chile! Descubra os meses ideais, variações climáticas e dicas essenciais para explorar as paisagens deslumbrantes do inverno sul-americano.

Se você está planejando uma viagem do Brasil para o Chile escolha o lado certo do avião!

Descubra como garantir as vistas mais espetaculares do Monte Aconcágua durante sua viagem Brasil-Chile. Escolha o lado certo do avião para uma experiência inesquecível sobrevoando a majestosa Cordilheira dos Andes. Não perca essa oportunidade única!

Descubra o Embalse el Yeso: 5 Dicas Essenciais para Turista

Se você está planejando visitar o espetacular Embalse el Yeso no Chile, é crucial estar ciente de algumas informações importantes para garantir uma experiência segura e agradável. Aqui estão cinco pontos cruciais que todo turista deve saber antes de explorar esta represa artificial incrível.

O que é o Cajón del Maipo?

Descubra a magia do Cajón del Maipo nos Andes chilenos. Explore paisagens deslumbrantes, trilhas emocionantes, termas naturais relaxantes e a engenhosa represa do Embalse el Yeso. Uma jornada única repleta de natureza, aventura e cultura aguarda neste refúgio pitoresco a poucos quilômetros de Santiago.

 Onde comprar roupa de inverno no Chile? 

 Onde comprar roupa de inverno no Chile?     Como já contamos em posts anteriores, em Santiago do Chile está fazendo muito frio, por isso é fundamental contar com roupa de inverno quente o suficiente para percorrer a cidade sem problemas e se sentir...

Inverno no Chile: o que levar na mala?

Como é o inverno no Chile? O que levar na mala para não ter problemas durante a viagem?   No mês de maio, o Outono tenta se estabelecer completamente em Santiago do Chile. É quando começa a esfriar e sentimos principalmente durante as noites e manhãs. Aqueles...
Reservas de passeios? Estamos por aqui!