O que fazer no Chile? Te apresentamos um roteiro de 5 dias por Santiago e arredores.
Santiago do Chile é uma cidade incomparável, não só por seu centro histórico, bairros e circuitos, como também pela enorme quantidade de possibilidades que oferece aos viajantes e por estar perto de alguns dos destinos mais característicos da cultura e identidade nacionais. Em Santiago, é possível começar o dia sentindo nas mãos do frio da neve que acaba de cair nas Cordilheiras dos Andes e logo depois degustar os vinhos do “Valle de Casablanca”, na costa chilena, nas cidades de Valparaíso e Viña del Mar, enquanto degusta um prato cheio dos frutos que o Oceano Pacífico oferece.
Portanto, criamos para você este roteiro com o que fazer no Chile, porque acreditamos que precisará de pelo menos cinco dias para percorrer suas ruas coloniais, fotografar as roupas penduradas nas janelas em Valparaíso, as uvas que florescem em intermináveis taças nos mais importantes vales de vinho deste lado do mundo, ou simplesmente sentindo-se infinito e pequeno quando observar pela primeira vez a pele montanhosa da Cordilheira dos Andes.
Opções do que fazer no Chile em um roteiro de 5 dias montado especialmente para você!
1º Dia: City tour e vinícola – City tour por Santiago e Vinícola Santa Rita
Começamos o dia percorrendo em Van ou Jeep a Santiago histórica e moderna, para que possa entender melhor a cultura chilena. Irá conhecer a história do morro Santa Lucía, poderá sentar-se e admirar a ornamental Catedral de Santiago e depois se emocionar com a elegância da troca da guarda no Palácio “La Moneda”, tudo isso intercalado com os edifícios espelhados de uma cidade que não para de crescer, no bairro Sanhattan, ou o novo conceito de paisagismo urbano no Parque Bicentenário.
Encerraremos este dia do roteiro em Santiago com a degustação na vinícola Santa Rita uma tradicional vinícola localizada no “Valle del Maipo”, considerado como uma das 20 melhores rotas do vinho do mundo. Santa Rita imprime em seu vinho a qualidade e a tradição que só as melhores cepas do Chile possuem.
2º Dia: Valpo e Viña.
Você não se perdoaria se deixasse o Chile sem conhecer essas cidades, ícones da costa chilena. Sairemos cedo de Santiago para percorrer caminhos rodeados de quilômetros de vinícolas perfumadas e esperar que o horizonte se abra de pouco em pouco em direção ao Oceano Pacífico.
Nesta parte do roteiro iremos percorrer a poesia que inunda os morros de Valparaíso, a famosa “Sebastiana”, uma das casas de Pablo Neruda e a tradicional feira artesanal 21 de Maio. Logo depois de almoçar, rodeado pelo aroma do oceano, chegaremos a Viña del Mar, uma das cidades litorâneas mais visitadas. Iremos fotografar o Relógio de Flores, uma característica postal da região, os lobos marinhos na praia de Reñaca e um entardecer inesquecível no Oceano Pacífico.
3º Dia: Cordilheira Essencial (disponível de Novembro a Maio aprox.) Também recomendamos Silêncio Andino.
Nossa cena favorita da região central do Chile, porque existe um lugar no meio da às vezes inacessível Cordilheira dos Andes que nos foi permitido transitar, respirar. Portanto, visitar a Cordilheira definitivamente deve entrar no roteiro do que fazer no Chile durante sua viagem!
O Embalse del Yeso, represa artificial de águas profundamente azul-turquesa, no meio do silêncio dos Andes, é uma paisagem para se fotografar mil vezes e que fica na alma para sempre. Sairemos bem cedinho de Santiago para percorrer, em um Jeep 4×4, caminhos rochosos até chegar ao Embalse del Yeso, nossa primeira parada, onde tomaremos um café da manhã preparado por nós.
Depois de atravessar pequenos riachos, observar glaciais de 6.000 metros e estradas irregulares, chegaremos até as águas mornas das “Termas del Plomo”. Completamente rústicas, nelas mergulharam o corpo dos heróis da Pátria, depois de exaustivas expedições a cavalo. Enquanto se recompõe da viagem no calor das águas termais, iremos preparar um churrasco típico chileno, para que celebre, com uma taça de vinho, estar rodeado por uma grandeza que jamais pensou em conhecer.
Quando começa a nevar com frequência nos Andes nós deixamos de operar este programa pois o caminho ao Embalse se torna perigoso pelos deslizamentos de terra e pedras e a rota para as Termas fica fechada. Recomendamos nessa época o programa No Começo do Cajón del Maipo.
4º Dia: Valle de Colchagua.
Você merece um dia inteiro em um dos mais elegantes Vales de vinho do Chile. Colchagua é um vale que produz vinhos de qualidade inigualável, de parreiras centenárias, de vinhedos onde o vinho se torna poesia.
Começaremos este dia do roteiro na vinícola Montes, onde degustaremos quatro vinhos escolhidos pela casa, em meio a uma estrutura inigualável. Depois iremos à vinícola Viu Manet onde, por meio de um passeio de carruagem entre as parreiras e a degustação de seis vinhos, conheceremos esse lugar profundo, que habita a alma do vinho chileno. Para terminar uma manhã cheia de aromas e sabores, iremos almoçar no famoso restaurante Fuegos de Apalta, pertencente ao chef Argentino Francis Mallmann, para conhecer os pratos ideais para combinar com as cepas da vinícola.
5º Dia: Visita ao Valle Nevado e Farellones.
Sem dúvida alguma uma visita ao Chile não é completa se você não parar para contemplar a grandiosidade dos Andes completamente cobertos de neve. Saindo durante as primeiras horas da manhã, subiremos pelas curvas sinuosas do caminho a Farellones, para conhecer esse povoado da montanha, onde poderemos tomar o primeiro chocolate quente do dia. Logo depois iremos para Valle Nevado, aonde irá se impressionar com a infraestrutura impecável de um dos melhores centros de ski do Chile. Respirar o branco intenso do Andes e voltar para casa com a certeza de ter vivido o frio da segunda maior cordilheira do planeta.
Gostou? Compartilhe e nos conte abaixo o que você recomenda!
Em 2024, este roteiro tem um custo a partir de $440.000 pesos (R$2.933,00) por pessoa com a Indo Pro Chile Turismo. Vale destacar que todos os passeios oferecidos pela Indo Pro Chile são realizados em grupos pequenos, proporcionando uma experiência mais personalizada e exclusiva.
Qual seria o hotel mais recomendado para aproveitar e fazer todos estes passeios
Oi Marcia, tudo bem? Recomendamos o Olá Santiago Hotel, Novotel Providencia, Solace, Pullman El Bosque e Ac Santiago.
Olá, no início de setembro ainda encontramos neve no Chile?
Depende do inverno. Mas ao parecer este ano sim!
ola,gostaria de mais informaçoes por favor
estou pra tirar ferias em março
Oi Helton, tudo bem? Você pode conhecer os nossos passeios diretamente aqui no nosso site no menu passeio. Tbm pode entrar em contato conosco pelo whatsapp! Um abraço e te aguardamos.
Oi, td bem?! Qual o tempo do translado de Santiago para o Vale Nevado e para a Cordilheira Essencial? No Vale Nevado tem-se neve apenas no inverno?
Oi, tudo bem e vc?
De Stgo ao Valle Nevado é de uma hora e meia.
Já para o passeio Cordilheira Essencial o tempo até as Termas del Plomo são 03 horas.
Olá, podem enviar preços para DBL neste roteiro? Primeira semana de agosto/2025.
Obrigada.
Oi Ruti, tudo bem? Atualmente este roteiro com a Indo Pro Chile está custando desde $440.000 pesos por pessoa, equivale a R$2.933,00 aprox. Lembrando que os passeios com a Indo Pro Chile incluem ingressos, reservas e são feitos em grupos pequenos. Estes valores são do ano 2024, para 2025 podem sofrer reajustes. =)
Estou indo com Bebê de 1 ano. Preciso tirar o RG dele ou consigo viajar só com a certidão de nascimento?
Oi Macsuel, somente com RG, certidão não é válida para viagens internacionais. Además se requer a presença de ambos pais ou autorização do pai que não viaja.