Escolha uma Página

É perigoso visitar o Embalse el Yeso no inverno?

O quanto você é capaz de arriscar para ter uma foto do Embalse el Yeso, mesmo no inverno?

 

Como muitos de vocês já devem saber, a nossa equipe se dedica a responder da maneira mais atenciosa e dedicada possível a cada um dos e-mails que nos escrevem solicitando passeios e pedindo esclarecimentos sobre todo tipo de dúvida e apreensões a respeito desse novo país que decidiram descobrir.

Uma das perguntas mais frequentes é se estamos ou não realizando o nosso tradicional passeio ao interior do Cajón del Maipo no inverno, onde visitamos o Embalse El Yeso e terminamos o dia mergulhando no calor vulcânico das Termas del Plomo (quem já viveu essa aventura conosco sabe que incluem várias outras coisas que não vou contar aqui, para manter o suspense e animá-los a viajarem com a gente).

Pois bem, nossa resposta é sempre a mais categórica possível: esse é um passeio perigosíssimo durante o inverno e quero explicar-lhes o porquê.

 

 

Por que ir ao Embalse el Yeso no inverno pode ser tão perigoso?

 

O caminho para o Embalse El Yeso é um caminho que não recebe muita manutenção do município ao qual pertence, San José de Maipo. Quem faz a manutenção operativa do caminho e deixa com condições seguras para poder transitar é a mineradora El Romeral, que aproveita os meses de primavera, verão e outono, quando não tem neve no caminho, para extrair a maior quantidade de Geso possível.

Quando começam as primeiras nevascas, essa empresa mineradora entende que já não é seguro seguir operando e manda seus trabalhadores de volta para a cidade.

É aí que o Embalse el Yeso volta a recuperar sua inacessibilidade e, junto com ela, o que o faz selvagem e hostil.

A neve transborda nos caminhos, cobre ladeiras intermináveis e tudo fica branco.

Neste contexto, serei sincero, existem dois tipos de operadores turísticos: os que entendem essa linguagem e os que querem tirar o máximo de proveito dos turistas. Estes últimos continuarão operando no Embalse el Yeso durante o inverno, com turistas que muitas vezes desconhecem as características do destino (ou que mesmo conhecendo, fariam qualquer coisa para mostrar a foto para os amigos) e com guias e motoristas que dificilmente receberam a mínima instrução para trabalhar na montanha e que estão somente orientados a conseguir dinheiro, custe o que custar.

 

No Chile, não temos um ministério do turismo, então não existe nenhuma entidade que fiscalize o turismo de maneira ativa. Esta resposabilidade recae nos clientes.

 

Mas então, quais são os riscos do caminho ao Embalse el Yeso no inverno?

 

Eu Luna contarei rapidamente uma história…

Há pouco mais de um mês meu irmão chegou de visita. Ele só conhecia o Embalse el Yeso por fotos e estava ansioso para vê-lo com seus próprios olhos. Nós já tínhamos deixado de operar depois da primeira nevasca, em abril, mas decidimos levá-lo, assumir o risco, entendendo que era NOSSO risco, que não iríamos expor ninguém com o objetivo absurdo de apenas ganhar dinheiro.

 

 

Quando chegamos lá, o que encontramos foi pior do que imaginávamos.

O caminho estava fechado a vários quilômetros antes de chegar ao Embalse el Yeso e haviam centenas, sim, centenas de pessoas, a grande maioria turistas brasileiros. Seria necessário caminhar.

Vocês verão pelas fotos que a paisagem está composta por um caminho estreito e sinuoso, que rodeia o Embalse el Yeso e que está completamente coberto de neve. Isso pode ser maravilhoso para quem não conhece a neve ainda, mas o caminho em si, principalmente nos lugares onde não chega sol, está coberto de gelo e isso é perigosíssimo para quem não tem experiência e nem o equipamento técnico adequado.

Ninguém parecia se dar conta do risco que corriam caminhado pelos caminhos estreitos e totalmente congelados e escorregadios, à beira de um precipício que, se caísse, te levaria diretamente às águas de desgelo do Embalse el Yeso.

Espero que o seu guia saiba nadar e espero que ele esteja ali para te ajudar, porque todos os motoristas que vimos no caminho dormiam em seus veículos enquanto o resto dos turistas sem experiência caminhava pelos corredores de gelo.

Muitas pessoas caiam, escorregavam e tiravam fotos de avalanches frescas que impediam o caminho.

Sim, avalanches frescas. Podem buscar informações na internet; o  TripAdvisor  está cheio de “maravilhosos passeios ao Embalse el Yeso” que terminaram sendo histórias aterrorizantes.

Mesmo estando equipados com bastões de trekking, crampones (uma espécie de grampo de metel que impede escorregar no gelo), rádios para nos comunicar, kit de primeiros socorros e capacetes, enfim, todas as precauções possíveis, tivemos medo e decidimos não continuar, principalmente porque de tempos em tempos sentíamos como se as pedras que rodeiam o Embalse el Yeso estalasse nos picos mais altos, ameaçando cair. Nessa parte eu paro e respiro, porque depois de três anos subindo ao Embalse el Yeso vários dias por semana durante os meses de verão, acredito que consegui fazer certos pactos com a montanha, que posso respeitá-la e, sobretudo, respeitar as pessoas que confiam em nós quando decidem conhecer os Andes.

Me enche de impotência ver como há pessoas expostas e se expondo com tanta irresponsabilidade ao fazer o passeio durante o inverno. Sou apaixonada quando falo sobre isto e tento passar essa experiência, porque desejo firmemente poder desempenhar esse ofício que amamos em um meio profissionalizado, respeitoso e que consiga sustentar condições mínimas de segurança. Mas subo a montanha e vejo motoristas dormindo em seus veículos (veículos de cidade), enquanto seus passageiros, entre eles crianças e mulheres com salto alto (sim, salto alto), caminham por áreas congeladas à beira do precipício. Perco a fé e penso que o único que me resta é deixar essa tarefa com vocês: cuidem-se, porque muitas vezes seus operadores de turismo não o farão por vocês.

 

Este texto foi publicado originalmente no ano 2016. Desde o ano 2019 após um acidente com duas vítimas fatais, existe uma proibição legal, portão na estrada e letreiros para evitar que as pessoas acessem a área.

 

Revise aqui o documento publicado no diario oficial do Chile proibindo o acesso ao Embalse el Yeso durante o inverno.

 

Últimos posts

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens populares

Revise as últimas novidades que temos para vocês

 

Como usar seu celular no Chile?

Como usar seu celular no Chile: chip local ou roaming?   Um tema fundamental na hora de viajar é o de como resolver a questão da falta de comunicação. O nosso celular deixa de funcionar fora da área de cobertura  do nosso país e precisamos dele não só para saber...

As empanadas chilenas

Empanada chilena: o alimento que faz parte da história do povo chileno!   Não há dúvidas de que o inverno seja uma dessas estações onde nosso corpo pede todo o amor de uma saborosa e suculenta comida, como se tratasse de nos convencer de que, subindo alguns...

Roteiro Chile Inverno 2024!

Roteiro Chile Inverno 2024: Se você está vindo para Santiago do Chile neste inverno, anote os seguintes passeios que não poderá deixar de fazer!   Se você planeja esquiar e desfrutar da neve no inverno de 2024, de acordo ao nosso roteiro Chile inverno 2024 é...

Descubra Quando e Onde Encontrar Neve no Chile: Guia Completo de Temporadas e Variações Climáticas

Planeje sua viagem para encontrar neve no Chile! Descubra os meses ideais, variações climáticas e dicas essenciais para explorar as paisagens deslumbrantes do inverno sul-americano.

Se você está planejando uma viagem do Brasil para o Chile escolha o lado certo do avião!

Descubra como garantir as vistas mais espetaculares do Monte Aconcágua durante sua viagem Brasil-Chile. Escolha o lado certo do avião para uma experiência inesquecível sobrevoando a majestosa Cordilheira dos Andes. Não perca essa oportunidade única!

Descubra o Embalse el Yeso: 5 Dicas Essenciais para Turista

Se você está planejando visitar o espetacular Embalse el Yeso no Chile, é crucial estar ciente de algumas informações importantes para garantir uma experiência segura e agradável. Aqui estão cinco pontos cruciais que todo turista deve saber antes de explorar esta represa artificial incrível.

O que é o Cajón del Maipo?

Descubra a magia do Cajón del Maipo nos Andes chilenos. Explore paisagens deslumbrantes, trilhas emocionantes, termas naturais relaxantes e a engenhosa represa do Embalse el Yeso. Uma jornada única repleta de natureza, aventura e cultura aguarda neste refúgio pitoresco a poucos quilômetros de Santiago.

 Onde comprar roupa de inverno no Chile? 

 Onde comprar roupa de inverno no Chile?     Como já contamos em posts anteriores, em Santiago do Chile está fazendo muito frio, por isso é fundamental contar com roupa de inverno quente o suficiente para percorrer a cidade sem problemas e se sentir...

Inverno no Chile: o que levar na mala?

Como é o inverno no Chile? O que levar na mala para não ter problemas durante a viagem?   No mês de maio, o Outono tenta se estabelecer completamente em Santiago do Chile. É quando começa a esfriar e sentimos principalmente durante as noites e manhãs. Aqueles...

La Chascona: a casa de Pablo Neruda em Santiago

Conheça um pouco mais sobre La Chascona, a casa de Pablo Neruda em Santiago e aproveite para visitá-la durante sua viagem!

Reservas de passeios? Estamos por aqui!